Sunday, September 12, 2010

INICIEMOS A SEMANA COM A SABEDORIA DO POETA PATATIVA DO ASSARÉ

"Sertão, argúem te cantô,
Eu sempre tenho cantado
E ainda cantando tô,
Pruquê, meu torrão amado,
Munto te prezo, te quero
E vejo qui os teus mistéro
Ninguém sabe decifrá.
A tua beleza é tanta,
Qui o poeta canta, canta,
E inda fica o qui cantá."

(Trecho de EU E O SERTÃO - Cante lá que eu canto Cá - Filosofia de um trovador nordestino - Ed.Vozes, Petrópolis, 1982)
Antônio Gonçalves da Silva, (1909-2002), mais conhecido como Patativa do Assaré,  poeta, compositor e improvisador brasileiro. Nasceu em Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, Ceará. Considerado um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina. Poeta social voltado para a observação do universo e mazelas do homem simples. Só passou seis meses na escola, isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar.

"É melhor escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada..."
 
"Há dor que mata a pessoa sem dó nem piedade.
Porém não há dor que doa como a dor de uma saudade."
Pesquisa feita na internet.

No comments:

Post a Comment