Saturday, September 18, 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - COMO DECORAR O CORREDOR

PERGUNTA POR E-MAIL DE ROSE ROSAS:
" - Moro numa casa antiga que tem um corredor extenso, não sei como decora-lo. Ví na net seu blog e achei que podia usufruir um pouco de você profissionalmente, já que não tenho condições de pagar um profissional. Por favor me ajude enviando algumas sugestões. Beijos... - "
RESPOSTA:
" - O corredor é uma sala de passagem (alguns chamam de circulação), que geralmente fica esquecido, difícil achar uma utilidade devido ao número de portas e ao seu formato retangular. Hoje em dia, ele é mais do que apenas um lugar de passagem em nossas casas, é útil, principalmente com os pequenos espaços nos imovéis. Vou colocar abaixo fotos de decorações ousadas e de extremo bom gosto, nestes espaços compridos é bom ter atrevimento na sua utilização e não se preocupar em  se expor. Boa sorte! - "

Corredor Estilo Britânico
Paredes do corredor revestidas com papel de parede escolhido a dedo para criar uma atmosfera britânica. Parede esquerda, cinco motivos diferentes em papéis diferentes. Parede direita, uma mistura de estilos: a base pintada em laca, na outra metade da parede papel escocês na meia altura, acentuando o estilo britânico à exibição de vários  troféus de caça. Na parede da frente, um pouco de alegria e cor-de-rosa com um papel de parede florido. Para iluminar e modernizar o corredor, o piso de madeira pintado em ouro amarelo (acrílico especial). Completando, uma pequena mesa verde com um vaso.


Corredor de Xadrez
Por ser mais largo do que um corredor normal, foi desenvolvido essa decoração para  preencher a sensação de vazio do espaço. Em primeiro plano, à direita, um par de cortinas, preparados com quadrados de linho (funciona como porta e acentua o efeito gráfico tipicamente Art Deco já estabelecidos pelo tapete). Nas paredes , tons macios para ficar no estilo dos anos 30 (areia e cinza escuro). 

Corredor com Armários
Nesse exemplo, foi reduzido ligeiramente a largura do corredor, a fim de instalar uma linha de armários ao longo do comprimento . Assim, na parede esquerda, as portas que se seguem, são espaço de armazenamento, cada um pintado de cor diferente (quatro), em tons um pouco chamativo, o resto do corredor foi pintado com uma cor neutra e bastante natural (para não colidir com os tons das portas dos armários), o piso é de concreto pintado acabamento preto com um toque de vermelho. Ao fundo, apenas uma cadeira.


Corredor todo Preto
Para quebrar a monotonia e aumentar a sensação de "transição", foram pintadas as paredes de preto, tipo pintura de quadro escolar magnético, onde se pode fazer desenhos a giz ou colar imãs. Prateleira na parede, feita de caixas de armazenamento, alinhados um após o outro. O interior serve para organizar os objetos pequenos diários. Cadeira Eames de madeira e baquelita vintage. A única iluminação para a atmosfera, por uma lâmpada de flores.


Corredor Biblioteca
Para organizar o escritório dos proprietários desse apartamento, o arquiteto Jalil Amor, para tornar o espaço mais funcional, incorporou o corredor a biblioteca, utilizando estantes giratórias. Os raios variam de acordo com o tamanho dos livros. Um grande nicho cilíndrico pintado vermelho paixão corre no meio da biblioteca. Na parede oposta, placas são fixadas à parede em um trilho para acomodar cadeiras, diversos quadros e fotos.


Corredor Contemporâneo
Para clarear e dar amplitude aos corredores desse apartamento o arquiteto Thomas Fourtan, pintou todas as paredes em branco (epoxi), no piso aplicou resina branca, tornando o espaço ultra -light. O corredor perpendicular em turquesa e escada fixada na parede, pintada em laranja avermelhada, como um objeto de arte. Pequenos picos de cor animam o ambiente. O corredor que leva à sala de jantar.

Corredor Galeria
Esse corredor da Sorbonne de Paris é um bom exemplo que se pode transformar o corredor numa galeria com suas obras de arte. Organize os quadros e fotografias, pinte todas as molduras em várias cores (nas mais variadas paletas), o ambiente vai respirar um ar de alegria. Não esqueça de forrar as paredes com papel de parede e vinil em tons neutros (ameixa). Inserir uma tabeira no piso, antes de instalar o carpete, com um dos tons vivos das molduras (amarela) e focar a iluminação nas obras de arte. O corredor ganhou um ar reminiscente dos grandes hotéis e museus existentes no mundo.


Corredor Clássico
A particularidade deste corredor é a presença de uma longa fila de armários na parede. Bastante prático , mas não realmente estético, os donos queriam se esconder no cenário da pintura do corredor da mesma cor . Assim, é uma cor cinza claro (" Mouse 's Back " Farrow e Ball) prevaleceu em seu estilo clássico e elegante . Mas, para manter um certo padrão na sala , alguns elementos foram escolhidos em uma cor diferente : o chão foi pintado de preto (" Licorice ", pintura de solo Ideco V33) e remates em cinza escuro ( "Pipe Down " Farrow e Ball). A luz suave de holofotes montado no tecto e dois candeeiros em ambos os lados da porta. Na janela de volta através da qual o sol forte , uma máscara de linho cinza pálido , forradas com duas listras amarelas que estão aquecendo a sala escurece a luz do dia e participa na atmosfera um pouco clássica que prevalece no corredor.


Corredor com Tapete
Petróleo e lagoa azul-turquesa: todos os tons de azul estão presentes nesse corredor comprido (apartamento em Paris do estilista Eric Bergere). Tapete listrado com 70 cm (largura), embeleza o piso.

No comments:

Post a Comment