Thursday, April 30, 2009
NOVA PRAÇA EM BRASÍLIA - ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
CORES E ESTAMPAS DE TAPETES (PASSO Nº 6)
ORGANIZANDO COM FENG SHUI
CONCURSO INTERNACIONL - MUSEU NACIONAL DE ARTE, ARQUITETURA E DESIGN - OSLO (NORUEGA)
Wednesday, April 29, 2009
TAPETES (PASSO Nº 5)
CORTINAS (PASSO 4):
OBRA POPULAR COM MATERIAIS INDUSTRIALIZADOS
Condomínio de habitações populares em Curitiba (Paraná / Brasil) tem frames de madeira como estrutura e painéis de OSB ( oriented strand board ) nos fechamentos. Obra desmistifica uso de materiais industrializados como "coisa de rico".
O conceito, a tecnologia e até o projeto vieram dos Estados Unidos.
fonte: Revista Téchne
SISTEMA DE PAREDES DRY WALL
Para a montagem marcar no piso e no teto a localização das guias e os pontos de referência dos vãos de portas e dos locais de fixação de cargas pesadas, previamente definidas em projeto. Observar um espaçamento entre as guias na junção das paredes em “L” ou “T” para colocação das chapas de gesso. As guias devem ser fixadas no piso e no teto no máximo a cada 60cm, com parafuso e bucha ou pino de aço.
Os montantes devem possuir aproximadamente a altura do pé direito, com 5mm a 10 mm a menos. Quando os montantes são duplos, eles devem ser solidarizados entre si com parafusos espaçados de no máximo 40cm. Fixar os montantes de partida nas paredes laterais e nas guias. Os demais são colocados verticalmente no interior das guias e posicionados a cada 40cm ou 60cm, dependendo do tipo de parede. Em casos especiais, sob consulta ao fabricante, poderão ser empregados montantes encaixados entre si, formando um tubo telescópico.
As chapas são parafusadas aos montantes, com espaçamento entre 25 e 30cm no máximo entre os parafusos, no mínimo a 1cm da borda da chapa. Quando os montantes são duplos, parafusar alternadamente sobre cada montante na região fora da junta. Tomar cuidado no parafusamento, para que a cabeça do parafuso não perfure totalmente o cartão e para que não fique saliente em relação à face da chapa.
Após a colocação das chapas em uma das faces da parede, certificar-se do correto posicionamento e execução das instalações elétricas, hidráulicas e outras, da eventual colocação de lã mineral, e da colocação de eventuais reforços para fixação de peças suspensas pesadas, antes da colocação das chapas na outra face da parede.
As tubulações de cobre ou bronze deverão ser isoladas dos perfis de aço para evitar corrosão, inclusive quando passarem nos furos existentes nos montantes.
As fiações elétricas devem ser colocadas em eletrodutos, principalmente quando passarem nos furos dos montantes. Poderão também ser adotados componentes de proteção nos furos dos montantes, principalmente quando do emprego de eletrodutos corrugados.
Tratamento das juntas entre chapas de gesso
É feito com uma primeira aplicação de massa de rejuntamento sobre a região da junta. Em seguida, colocar a fita de papel microperfurada sobre o eixo da junta e pressionar firmemente de forma a eliminar o material excedente, por meio de espátula.
Com a desempenadeira metálica, dar acabamento à junta, de forma que a massa de rejuntamento fique faceando as superfícies das chapas de gesso contíguas.
Após a secagem, variável em função do tipo de massa, da temperatura e da umidade relativa, poderá ser dado o acabamento final na junta, com nova aplicação de fina camada de massa, por meio de desempenadeira metálica.
As cabeças dos parafusos devem ser emassadas. Após secagem do primeiro emassamento deve ser aplicada uma camada no sentido contrário.Revestimentos
Após o tratamento das juntas, das cabeças dos parafusos e dos cantos, a superfície das paredes em chapas de gesso ficam lisas, monolíticas e sem juntas aparentes, prontas para receber lixamento e acabamento final. No caso da colocação de azulejos, recomenda-se o assentamento com argamassas colantes especiais, mais flexíveis e com maior poder de aderência sobre o cartão (argamassas com teores mais elevados de resinas).
Texturas ou tintas texturizadas podem ser aplicadas diretamente sobre o cartão.No caso de pintura lisa, pode haver necessidade da aplicação de massa corrida ou massa acrílica, antes da aplicação da tinta, em função do acabamento final desejado.
MAIS DICAS PARA DIA DAS MÃES
Se a mãe é apreciadora de um bom vinho, não pode deixar de dar um rack em madeira, pintado de berinjela, criação da designer holandesa Chantal Drenthe para a marca Present Time.
Que tal esta fruteira recortada em acrílico?
DELETOU POR ACASO UM ARQUIVO?
Acidentalmente apagou um arquivo? Ele não vai pra lixeira e você perde o juízo se perguntando se há alguma maneira de recuperá-lo?!! Há sim algumas maneiras de se recuperar arquivos apagados. Quando você deleta um arquivo da lixeira, formata seu HD ou simplesmente perde seu arquivo por algum outro motivo, o sistema operacional oculta esse arquivo e põe um _ (underline) antes de seu nome. Esse _ , juntamente com outros parâmetros, fazem com que o SO interprete que aquele espaço que antes era ocupado pelo seu arquivo deletado está livre e que pode ser usado por outro arquivo.
Isto quer dizer que mesmo depois de formatar o computador, na maioria das vêzes ainda se pode recuperar os arquivos. As vezes acontece do arquivo vir corrompido, com outra extensão ou até irrecuperável, mas as chances de ter seu arquivo novinho de volta são altas. A principal recomendação no caso de deletar algo por engano é que você pare imediatamente de editar, criar e inserir arquivos no seu HD e deixar de navegar na Internet.
Lembra que bem ali em cima eu disse que o espaço antes ocupado pelo arquivo deletado, agora está disponível para qualquer outro arquivo que chegar? Então, a partir do momento em que você cria arquivos no HD você pode está sobrescrevendo (gravando por cima) os dados que foram deletados, impossibilitando de vez a recuperação do pobre arquivo…
Como os softwares recuperadores recuperam esses arquivos deletados ?
Simplesmente eles varrem o HD à procura dos arquivos ocultos que possuem certas propriedades e são reconhecidos como deletados. Depois… Abracadabra! Seus arquivos são exibidos e você poderá usá-los novamente. Alguns softwares, como o Easy Recovery, possuem, além da função de recuperação, a função de remontar arquivos corrompidos da suíte Office e do Outlook. Existem algumas opções free como o Recuva que dão conta do recado.
Espero que vocês tenham compreendido como funciona essa coisa de deletar e recuperar arquivos.