Conheça a casa de Chris Anderson, cientista agrícola, e Claire Davenport, trabalhadora da indústria do vinho, que transfomaram o sonho em realidade: uma pequena residência no meio da natureza, com direito a aclives e córrego. O terreno fica à uma hora de carro de Adelaide (Austrália), projeto do arquiteto Max Pritchard.
Proposta do arquiteto para que a construção interferisse o mínimo na paisagem do entorno e que o orçamento não fugisse da realidade do casal: Estrutura estreita com ar de ponte ligando as duas margens do riacho. Seguindo o sonho dos proprietários de viver entre as árvores, tendo ao fundo o relaxante som de água corrente.
A estrutura da casa: duas treliças de aço foram erguidas por guindaste e quatro pilares de concreto, dois de cada lado do riacho. Paredes e telhados foram feitas de madeira local (pinheiros certificados), e o exterior é revestido com painéis de aço. Piso feito em concreto e a casa ainda possui um deck.
Os vãos envidraçados com vidro duplo termoacústico, para manter a temperatura interna do ambiente nos dias frios, e descortinar o olhar em todas as direções do local. Um aquecedor a lenha complementa o sistema de aquecimento.
Nos dias ensolarados de verão, lâminas de aço perfuradas, trazem sombra para as janelas em vidro duplo. O formato estreito da residência permite a ventilação cruzada, combinada com ventiladores de teto, fornece o resfriamento necessário.
O sistema de esgoto, funciona através de bombeamento dos resíduos para o subsolo em uma área a trezentos metros do riacho. A energia elétrica e o aquecimento solar da água fornecidos por painéis solares instalados no telhado e o sistema de recolhimento de água das chuvas, garantem um caráter mais sustentável a casa, criando o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.
Cenário de literatura.
Pesquisa feita na internet.
No comments:
Post a Comment