Aproveitem que vai até o dia 17 de dezembro próximo, uma mostra muito interessante na Escola da Cidade, sito à Rua General Jardim, 65, Higienópolis (São Paulo - SP/ Brasil) , com entrada gratuita, sobre a vida e obra da designer francesa Charlotte Perriand (1903 – 1999), onde se pode ver a sensibilidade e movimento das obras de Perriand, que viveu na França, Brasil e Japão (três culturas diferentes) e deu um toque especial com formatos e curvas em cada projeto seu, revelando assim sua vivência mundo afora. Essa mostra é realizada em parceria com a Universidade Alemã Hochschule Konstanz (HTWG), e que tem como porta-voz a arquiteta suíça Myriam Gautsch, que leciona na faculdade HTWG.
Ela trabalhou com Le Corbusier, criando o design de interiores de suas obras com materiais de origem industrial, como tubos cromados, e a influência do modernismo como base do seu pensamento; Tóquio (1940-1946), e as descobertas do vazio; e Rio de Janeiro (1962-1968), momento no qual seu marido se tornou diretor da Air France para a América Latina e o Brasil passou a representar a opulência e o amor à vida.
A exposição reproduz os cenários da história da designer e arquiteta francesa com peças de papelão, que facilitam o transporte em viagens. Até mesmo os caixotes que armazenam os objetos foram reaproveitados como cenários e servem de suporte para os equipamentos de vídeo que exibem depoimentos dos estudantes alemãos que participaram do processo de pesquisa.
Mesa Gigognes Antony, Petalo, 1950. Edition Cassina.
Chaise longue basculante de 1928, criada por Charlotte Perriand em parceria com Le Corbusier e Pierre Jeanneret.
Mesa Ospite de 1927
Biblioteca de blocos criada em 1956. Steph Simon Edition. Coleção Galeria de Downtown - François Laffanour.
Blog Marisa Ota.
No comments:
Post a Comment