Surgiu uma campanha chamada One Degree Less (Um Grau a Menos) no mês passado, que aponta uma solução relativamente simples para diminuir a temperatura no interior das casas e, de quebra, reduzir o aquecimento global em 1ºC: pintar telhados de branco.
Criada pela GBC (Green Building Council), uma entidade que promove mundialmente o uso de tecnologias sustentáveis na construção civil, a campanha se baseia em estudo científico do Berkeley Laboratório (ligado ao Departamento de Energia dos EUA).
De acordo com o estudo, a pintura de telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6°C, o branco reflete até 90% dos raios solares, enquanto a telha cerâmica comum absorve a mesma porcentagem de calor.
Como consequência, o consumo de energia ligado à refrigeração dos ambientes (ar-condicionado e ventiladores) diminui entre 20% e 70%, o que reduz também a emissão de CO2 na atmosfera.
Se essa campanha conseguir com que 30% a 40% dos telhados no mundo forem pintados, a temperatura da Terra poderá cair em 1°C (Um Grau a Menos). Existem também telhas brancas de cerâmica à venda.
Nota da Arquitetando com Thelma - Não esquecer que a produção da tinta também agride a natureza. Uma tinta especial a ser usada é a chamada "Solar Out", reduz a temperatura interna em até 7 graus, é à base de látex acrílico, com resina especial e formulada com cargas minerais refletivas e refratárias para refletir e suportar a exposição solar. Pode também usar a mesma tinta que é aplicada na pintura naval. Pode ser qualquer boa tinta para exteriores (as comuns amarelam rapidamente) que o efeito é o mesmo, mas antes é preciso passar uma wap em alta pressão no telhado para limpeza.
No comments:
Post a Comment