Construída em noventa dias, esta casa ecológica é um projeto da Nitsche Arquitetos Associados e Andrade Morettin Arquitetos Associados e uma execução de Pedro Nitsche/Nitsche Arquitetos Associados. As estações de pesquisa científica como a Antártida, inspiraram este refúgio no litoral norte de São Paulo. O projeto reúne uma seleção de escolhas conscientes:
Casa com 60 m2 de área construída (lote com 5 mil m2) para desmatar o mínimo da vegetação; O verde interagindo como recanto, pela transparência da casa que se abre para a natureza permitindo contato direto com o meio ambiente e, garantindo iluminação natural.
A construção tem pilares de madeira parafusados na estrutura de concreto. O que permite que a casa seja desmontada e transportada; Tela mosquiteira fixada com grampos de aço inox. Evitar entrada de pernilongos; Planta e acabamentos simples ajudaram no prazo da obra (três meses).
Para minimizar os efeitos da umidade do litoral norte de São Paulo, a casa foi implantada a 1,10 m do solo, favorecendo também a circulação de ar, contribuindo para o conforto térmico e preservando o ecossistema ao manter intacta a camada protetora do solo.
Divisórias apenas na cozinha e no banheiro para uma ventilação natural; Placas de cimento no piso e nas paredes com espessura de 4 cm.
Folhas sobre a cobertura mantêm a casa fresca. Os arquitetos privilegiaram o conforto térmico de forma criativa e ambientalmente adequada, a cobertura ampara as folhas caídas das árvores que envolvem a construção e funciona como um colchão térmico tanto no frio quanto no calor (inclinação = 3%). No futuro as folhas vão servir para camuflar a casa no meio da mata; Pelo risco de umidade, sobre o forro de OSB tem manta asfáltica com cobertura geotêxtil, pintada com três demãos de tinta acrílica impermeabilizante.
Materiais utilizados, madeira de demolição, chapas de OSB no forro (aglomerado de sobras de madeira prensada), sendo que as placas de OSB chegaram prontos ao local para a montagem o que evitou desperdícios. Reduzindo a área de canteiro e preservando a mata.
fonte: www.mnfconstrutora.com.br
No comments:
Post a Comment