Friday, April 30, 2010

VAMOS CONHECER ALGUMAS FORTIFICAÇÕES EXISTENTES NO BRASIL?

Vamos conhecer algumas fortificações militares existentes no Brasil? Pode ser no final de semana ou nas férias. Vamos mergulhar na história do Brasil. Fortalezas e fortes estão na origem das nossas principais cidades, espalhadas ao longo do nosso imenso país, seja no interior ou no litoral brasileiro. Citarei alguns fortes, depois elaboraremos o roteiro:
Começemos com o Forte de Santo Antônio (1) (Farol da Barra) e seu Museu Oceanográfico, ou Forte de São Marcelo (2), ambos em Salvador; depois temos o Forte Príncipe da Beira (3), Rondônia e o Forte de Coimbra (4), Mato Grosso do Sul.
Depois vamos conhecer a Fortaleza de São José(5), Macapá; o Forte dos Reis Magos(6), Natal; o Forte das Cinco Pontas (7) e seu Museu da Cidade, Recife; o Forte de Copacabana (8) e o seu museu militar, Rio de Janeiro, ou ainda o Forte de São Mateus (9), Cabo Frio. Passando por São Paulo, vamos à Fortaleza de Santo Amaro(10), Guarujá e, um pouco ao sul, no Paraná, tem a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (11), construída na Ilha do Mel. Isso para falar apenas em algumas das dezenas de fortificações existentes no Brasil, entre mais de 600 estruturas defensivas construídas ao longo dos últimos 5 séculos, e que ajudaram a consolidar os limites do território brasileiro.
É tão bom um banho de cultura e história do Brasil, teremos ainda encontro com a natureza deslumbrante, pois nossas fortificações estão quase todas situadas em estuários de rios, em ilhas e belas praias. Vamos valorizar nosso patrimônio cultural e aproveitar bastante o passeio.

Forte de Santo Antônio(1) e seu Museu Oceanográfico, Salvador - Construção iniciada em 1536 pelo primeiro donatário da Capitania da Bahia, Francisco Coutinho, formato originalmente de torre com dez lados. Ampliado e reformado várias vêzes, fica em uma posição estratégica. Considerado a primeira fortaleza erguida no Brasil, abriga o Museu Náutico, com  acervo constituído de mapas, equipamentos de navegação, maquetes de antigas naus, caravelas portuguesas e espanholas, e achados do Galeão Sacramento, afundado na entrada da Baía de Todos os Santos.

Forte de São Marcelo(2), Salvador - Localização especial, é o único que fica no meio da Baía de Todos os Santos e para chegar lá, só de barco. Atualmente funciona no forte um museu. A estrutura circular lhe confere um aspecto parecido com o de uma arena solta no meio do mar. Só a vista em 360º da cidade, da baía e da Ilha de Itaparica já vale a visita.                                                                  
                                                                               
               
Forte Príncipe da Beira (3) Rondônia - Fica no município de Costa Marques. Construção faraônica dentro da floresta amazônica e monumento histórico mais antigo do estado, localizado à margem direita do rio Guaporé, fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Com 970 metros de extensão e 10 de altura. Construído a mando do Rei de Portugal com objetivos militares, mas, nunca serviu para tal finalidade. Obra iniciada:1776 e concluída: 1783.

Forte de Coimbra (4) - Construído em 1775. Fica às margens do Rio Paraguai, a cerca de três horas de barco de Corumbá.


Fortaleza de São José de Macapá (5) - Em 1764, ano em que suas obras foram iniciadas, o objetivo era que a fortaleza evitasse invasões estrangeiras, assegurando a conquista da Amazônia aos portugueses. 127 mil m² de edificações internas e muralhas feitas de pedra e cal de 15 m de altura, abrigam o “Quartel da Tropa’’, Hospital, ‘’Casa do Capelão’’, Capela, ‘’Casa do Comandante e Paiol da Pólvora’’, ‘’Casa da Palamenta’’ e ‘’Casa da Farinha’’. Concluído em 18 anos, e sua planta é em formato poligonal quadrangular.


Forte dos Reis Magos (6), Natal - Edificado em 1598. Foi ocupado pelos holandeses, quando tomou o nome de Kastell Keulen. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é um dos principais pontos de visitação turística do Estado.


Forte das Cinco Pontas (7) e seu Museu da Cidade, Recife - Construído em 1630 pelos holandeses, recebeu o nome de Frederik (homenagem ao príncipe de Orange). Chamado pelos portugueses de Forte das Cacimbas (devido sua estratégica posição na defesa dos poços de água potável e do açúcar da região). Depois passou a se chamar Forte das Cinco Pontas, já que sua construção era pentagonal. Durante uma restauração, uma das pontas foi retirada, hoje, o forte tem quatro extremidades. Esta fortificação foi a última construção flamenga na cidade. Serviu de prisão e quartel-general. Hoje funciona o Museu da Cidade do Recife, inaugurado em 1982, dedicado à memória iconográfica da cidade.

Forte de Copacabana (8) e o seu museu militar, Rio de Janeiro - Construído em 1914 para ser mais um ponto de defesa da Baía de Guanabara, abriga hoje o Museu Histórico do Exército e a tradicional Confeitaria Colombo. Proporciona aos visitantes uma das mais belas vistas da Praia de Copacabana. Na cúpula de dois dos maiores canhões do Forte, ainda é possível ter a visão da Praia do Diabo.


Forte de São Mateus (9), em Cabo Frio - RJ. Construído, em 1617 pelo Governador-Geral do Brasil Luís de Sousa, com traço do Engenheiro-Mor e dirigente das obras de fortificação no Brasil, Francisco de Mesquita.
                                 
Fortaleza de Santo Amaro(10), Guarujá (SP) - Tem o Circuito do Forte, que fez parte de um marco na história, época da chegada dos Padre Anchieta e Manoel da Nóbrega ao país. Com visitação por quatro Fortes: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Forte dos Andradas, Fortaleza de Itapema e Forte de São Luíz.


Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (11) - Paraná, Ilha do Mel, litoral do Estado. Construída entre 1767 e 1769, na então Ilha da Baleia, como era conhecida, é o resultado do trabalho de 50 operários e alguns escravos - conforme relatos da época, destinada a defender a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá de possíveis invasores.
Pesquisa feita na internet.

Thursday, April 29, 2010

VENTILADOR DE TETO ECOLÓGICO VIVA VENTO

Criação do artista plástico Claudio Callia, projetado pela Transoni Indústria de Componentes (São Caetano do Sul) e comercializado pela Viva Oggi, chegou nas principais redes varejistas para comercialização no País, o ventilador ecológico de teto com luminária (Viva Vento). Fabricado com plásticos recicláveis, opção elegante e harmônica para decoração, as hélices não são soltas, e suas funções de iluminação e climatização, quando acionadas por teclas que emitem sinais sonoros (úteis para deficientes visuais).



Pesquisa feita na internet.

Wednesday, April 28, 2010

ECOARK - PAVILHÃO FEITO COM GARRAFAS PETS - TAIPEI (TAIWAN)

O EcoARK  é um edifício construído com 1,5 milhão de garrafas de plástico. Tem três andares, anfiteatro, salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento. Fica em Taipei (Taiwan).
                       
O EcoARK vai ser doado para a cidade de Taipei (Taiwan) e será utilizado como sede de exposição durante o International Flora Expo, em novembro próximo.

Resistente e planejado para suportar terremotos, sua estrutura lembra uma colméia, feita com polli-bricks (tijolos de garrafas plásticas).

A estrutura de 130 metros pode ser demontada e reagrupada em outro local, como um Lego gigante.
                  
A Far Eastern Group é o responsável pelo EcoARK, Douglas Hsu, presidente do grupo asiático que são fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil, quer que a EcoARK (considerada como um milagre ambiental) sirva como exemplo para outras pessoas e empresas, pois com criatividade é possível ajudar o planeta de várias formas.

Tuesday, April 27, 2010

TELHA SOLAR

A "Sole Power Tile", criação da empresa americana SRS Energy, é uma telha cerâmica convencional adaptada à uma célula de captação solar, é a união da tecnologia do painel solar fotovoltaico à simplicidade das telhas convencionais.
Com sistema construtivo tradicional de telhas cerâmicas, proporciona adaptação total ou parcial na edificação existente.


Vem na cor azul, nada que não se possa contornar com criatividade em nome da arquitetura sustentável.
Espero que a idéia não demore de chegar ao Brasil, estou ansiosa para testar o material.


Monday, April 26, 2010

TORRE URBAN FOREST - CHONGQING / CHINA

Como deixar a cidade mais verde, se os espaços são cada vez mais limitados e a população cada vez mais numerosa? A questão fica mais complexa na China que, com mais de 1, 35 bilhão de habitantes, é o país mais populoso do mundo.

A solução criada pelos arquitetos chineses da MAD Architects foi construir uma floresta vertical no meio da cidade de Chongqing. Ousado, o projeto tem design inspirado nas curvas irregulares das montanhas naturais encontradas no país.


A torre Urban Forest, que abrigará escritórios e apartamentos residenciais, terá 70 andares, com formatos e tamanhos diferentes. Tudo sustentado por um cilindro, no meio da construção, que também servirá de suporte para os elevadores. De acordo com a empresa, a intenção é integrar ao máximo a natureza e a vida urbana. Ainda não há previsão para o início das obras.


Sunday, April 25, 2010

FONTE MARIO CRAVO - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Em 1970 o escultor Mário Cravo Junior foi contratado para fazer essa Fonte, no local onde era edificado o Mercado Modelo (antes do incêndio), ao lado do atual Mercado Modêlo e em frente ao Elevadro Lacerda e a Rampa do Mercado.
A escultura-fonte é em fibra de vidro tem vinte e dois metros de altura.
Situada na praça Visconde de Cairu (Cidade Baixa) / Salvador - Bahia (Brasil).
Pesquisa feita na internet.

UMA FELIZ SEMANA PARA TODOS

Esta passando no Cinema do Museu (Corredor da Vitória - Museu Geológico, Salvador / Bahia - Brasil) o filme "Amelia", sobre a vida de um dos símbolos da liberdade mundial, a americana *Amelia Earhart que descobriu que queria voar quando tinha apenas doze anos e perseguiu seu sonho arduamente até vencer. Tinha estilo independente e arrojado, que também marcou sua vida pessoal. Era conhecida por lutar pelos direitos femininos.

"Coragem é o preço que a vida cobra para garantir a paz."
*Amelia Earhart (Atchison, Kansas_USA_, 1897 — desaparecida em 1937 ao tentar voar ao redor do mundo) - Não foi a primeira mulher a voar em pensamento, mas foi a primeira a atravessar o Oceano Atlântico sozinha, pilotando um Lockheed Vega, por esse feito recebeu a condecoração “The Distinguished Flying Cross”. Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre suas experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar. 

Pesquisa feita na internet.

Saturday, April 24, 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - COMO (RE)UTILIZAR PEDRAS PORTUGUESAS

Estou fazendo projeto de reforma nas áreas externas de um condomínio de edifícios  tentarei aproveitar toda a pedra portuguesa (em Portugal chamam de mosaico português) existente no passeio do entorno. Estão na área externa do prédio há mais de vinte anos, e continuam lá no contexto, apesar da falta de manutenção, sem oferecer barreiras a qualquer tipo de usuário. Quando estive no local não tive dúvidas em declarar que usaria o mesmo material, pontuando com cores e uma nova diagramação, acredito que não exista tipo de piso melhor a ser usado nas grandes e generosas áreas destinadas aos pedestres e acessos dos veículos. Abaixo coloco fotos das várias utilizações das pedras portuguesas, das pavimentações aos revestimentos nas paredes. 

NAS PAVIMENTAÇÕES EXTERNAS:
Pedras Portuguesas e seus tons: brancas; pretas; cinzas claro/escuro; amarelas; vermelhas; roxas e marrons. As pedras cúbicas são irregulares e medem cerca de 6 x 6 cm - existem outras opções de tamanhos, porém menos usadas. Os preços variam de acordo com a cor e a procedência.

                            
As ondas imortalizadas nos quilômetros de calçadão na Praia de Copacabana (Rio de Janeiro), e que foram acentuadas graças ao gênio do paisagista Burle Marx.


 Além de bonitas, a alta resistência das pedras portuguesas foi o que popularizou seu uso. No piso, a instalação pode ser feita com cimento, sob colchão de areia ou diretamente no solo, dispensando o contrapiso.

                   
Assentadas artesanalmente, uma a uma, as pedras se encaixam até cubrir toda a área. A instalação exige mão de obra especializada, para que os encaixes fiquem perfeitos. O profissional (calceteiro, profissão quase em extinção) deve ter habilidade para deixar as pedras niveladas e, no caso de mosaicos, ter cuidado para que as diagramações fiquem perfeitas.


Nas áreas externas, podemos usar lavadora de alta pressão e sabão neutro para a limpeza que deve ser frequente para evitar a absorção da sujeira.

O mosaico português é durável, resistente às intempéries e antiderrapante.

Menor custo de manutenção, maior resistência a cargas pesadas, 50% mais barato que os premoldados.

Nas residências, pode-se dar continuidade com o material para a área interna, reforçando a integração dos ambientes.

NAS PAVIMENTAÇÕES INTERNAS/PAREDES:
 Elas saíram das calçadas, onde ganharam fama, e passaram a compor pisos e paredes de quaisquer ambientes internos.

Quando se quer mesclar estilo moderno com elementos rústicos, a pedra portuguesa traduz exatamente este conceito.


Na parede, além do modo tradicional, as pedras podem ser assentadas com junta seca, sem rejunte.

Revestimento neutro e charmoso que imprime um ar contemporâneo aos ambientes.

 
Antes de revestir a parede, consulte um engenheiro/arquiteto, por que as pedras tem pêso próprio significativo, as vêzes é preciso prever reforço na estrutura/fundação para não sobrecarregar as paredes causando trincas ou até mesmo desabamentos.

Nos espaços internos para limpeza basta um pano úmido. Algumas lojas oferecem produtos exclusivos para limpar pedras.

 
As pedras acima foram instaladas com junta seca, tomando cuidado para que ficassem bem próximas, pois quanto mais próxima melhor e amsi bonito é o efeito.

O movimento que o mosaico cria e a textura se destacam, principalmente quando é usado a iluminação para focar essas características.




Pesquisa feita na internet.

Friday, April 23, 2010

VAMOS CURTIR JUNTINHOS O CENTRAL PARK (NOVA IORQUE - USA) HOJE?

O Central Park (Nova Iorque - USA) foi projetado por Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, no ano de 1850, com 843 hectares de área (6% da área de Manhattan), 250 hectares de gramados e 136 hectares de florestas. Divide a cidade de NY em East e West, de um lado a 5ª avenida e no outro Central Park West. Vai da rua 59th até a 110th.
Hoje vamos curtir juntinhos nesse parque que tem áreas para patinação, bicicleta, pesca, futebol, recreação. Podemos fazer um belo passeio, incluindo um pic-nic, assistir um bom espetáculos no anfiteatro e se ficar tarde podemos jantar no restaurante "Tavern on the green".

Legenda do Mapa: 1. Lasker Rink & Pool; 2. North Meadow; 3. Delacorte Theater; 4. Swedish Cottage; 5. Shakespeare Garden; 6. Belvedere Castle; 7. Loeb Boathouse; 8. Alice in Wonderland; 9. Hans Christian Andersen; 10. Bethesda Fountain; 11. Strawberry Fields; 12. The Mall; 13. Children's Zoo; 14. The Caroucel; 15. Wollman Memorial Rink; 16. The Pond; 17. Columbus Circle; 18. Time Warner Center; 19. Grand Army Plaza; 20. Conservatory Garden; 21. The Great Hill; 23. Jacqueline Kennedy Oassis Reservoir; 24. Sheep Meadow; 25. Central Park Zoo; 26. Metropolitan Museum of Art; 27. American Museum of Natural History; 28. Dairy; 29. The Great Lawn; 30. Turtle Pond; 31. The Lake; 32. Harlem Meer; 33. Naumburg Bandshell.

. Horário: das 06:00 as 01:00, todos os dias




. No parque existem 26.000 árvores, sendo 1700 American Elms. Há mais de 275 especies de passaros migratórios vindos do Atlantico.
. O "New York City Departament of Parks e Recreation" proibe ingestão de bebidas alcoolicas e cães são proibidos nos playgrounds e fontes.



 


Na area oeste fica Strawberry Fields, na altura da 72th, mosaico com o nome “Imagine” gravado, homenagem da cidade de New York ao beatle John Lennon, assassinado do outro lado da rua, em frente ao edificio Dakota.
Vamos também passear de charrete e circular pelo parque. US$35 por 20 minutos, fora  a gorjeta (acresca 20%).
Parodiando uma música que muito gosto do Luis Melodia:
"Vamos passear no parque enquanto o lobo não vem, enquanto sou de ninguém,
enquanto quero te ver,
Vamos passear na praça enquanto sou de você..."
Ponte de Gapstow - Central Park, New York City
Podemos ir ao Central Park: Pelo Lado Leste - Metro (subway), linhas 4, 5 e 6; de onibus, 5ª avenida linhas 01, 02, 03 e 04. Pelo lado oeste - Trens A, B, C e D ou o Onibus M10.
Pesquisa feita na internet.