Sunday, May 23, 2010

CONVENTO E IGREJA DE SÃO FRANCISCO - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

O Convento e Igreja de São Francisco estão situados na Praça do Cruzeiro, Centro Histórico, Salvador - Bahia / Brasil. Sua origem data de 1686, projeto do Padre Vicente das Chagas. A construção do convento foi iniciado primeiro em 1708, quando apenas foi lançada a pedra fundamental da igreja. Toda a estrutura foi concluído em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria.
                              
A planta da igreja tem três naves. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão.
Essa igreja, é uma das mais ricas do Brasil sendo a mais exuberante de Salvador. Todas as superfícies do interior é recoberto em ouro e jacarandá, com talhos, florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras retratando anjos, animais e flores.
O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.
Os dois púlpitos laterais são talhados com folhas de videira, pássaros e frutos colhidos por meninos e recobertos de ouro.
Capelas laterais.
Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco.
Oitenta quilos de ouro decoram a igreja, acima um detalhe dessa jóia colonial.
O convento foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um sub-solo e dois pavimentos sobre o nível da rua.
Existem inúmeros Painéis de Azulejos, na entrada do templo, no Altar e na Sacristia da igreja, com cenas alusivas à São Francisco de Assis, trabalhos pintados por Bartolomou Antunes de Jesus (mestre da azulejaria de Portugal).
No Convento, na parte térrea do claustro, existem 37 painéis de azulejos, medindo cerca de 2 metros de altura cada um.
Retratam cenas baseadas em gravuras do pintor holandês Otto van Veen, com personagens da mitologia, com epígrafes latinas extraídas da obra do poeta e filósofo Horácio.

Acesse o site abaixo para ver mais detalhes:

Pesquisa feita na internet.

VAMOS COMEÇAR A SEMANA COM "UMA ORAÇÃO"...

Uma oração

(*Jorge Luis Borges)

Minha boca pronunciou e pronunciará, milhares de vezes e nos dois idiomas que me são íntimos, o pai-nosso, mas só em parte o entendo.
Hoje de manhã, dia primeiro de julho de 1969, quero tentar uma oração que seja pessoal, não herdada. Sei que se trata de uma tarefa que exige uma sinceridade mais que humana.
É evidente, em primeiro lugar, que me está vedado pedir. Pedir que não anoiteçam meus olhos seria loucura; sei de milhares de pessoas que vêem e que não são particularmente felizes, justas ou sábias.
O processo do tempo é uma trama de efeitos e causas, de sorte que pedir qualquer mercê, por ínfima que seja, é pedir que se rompa um elo dessa trama de ferro, é pedir que já se tenha rompido. Ninguém merece tal milagre.
Não posso suplicar que meus erros me sejam perdoados; o perdão é um ato alheio e só eu posso salvar-me. O perdão purifica o ofendido, não o ofensor, a quem quase não afeta.
A liberdade de meu arbítrio é talvez ilusória, mas posso dar ou sonhar que dou. Posso dar a coragem, que não tenho; posso dar a esperança, que não está em mim; posso ensinar a vontade de aprender o que pouco sei ou entrevejo.
Quero ser lembrado menos como poeta que como amigo; que alguém repita uma cadência de Dunbar ou de Frost ou do homem que viu à meia-noite a árvore que sangra, a Cruz, e pense que pela primeira vez a ouviu de meus lábios. O restante não me importa; espero que o esquecimento não demore. Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados.
Quero morrer completamente; quero morrer com este companheiro, meu corpo.
 
(Poema extraído do livro "Elogio da Sombra", Editora Globo - Porto Alegre).

*Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (1899 — 1986) - Mais conhecido como Jorge Luis Borges, nasceu em Buenos Aires (Argentina), foi escritor, poeta, tradutor, crítico e ensaísta argentino. Das obras borgenas destacam-se História Universal da Infâmia (1935) e Ficções (1944).
Pesquisa feita na internet.

Saturday, May 22, 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - ADEGAS

PERGUNTA POR E-MAIL DE LUCIANO VINHAS:
" - Coleciono vinhos e quero um local na minha casa que tenha charme e conforto para a  arte da degustação de beber vinhos. Me envie algumas idéias para uma adega. No e-mail segue meu telefone, entre em contato, quem sabe possamos brndar juntos. Abraços. - "

RESPOSTA:
" - Também gosto de degustar vinhos, entre outras coisas. Se você é um colecionador, recomendo procurar um arquiteto, por que adega tem que ter climatização certa, iluminação, ventilação e tudo mais. A adega deve lembrar uma cave, aconchegante e convidativa, onde seja possível ficar horas e horas dentro de uma. Nada de ambiente escuro e totalmente rústico. O principal é ter um ambiente climatizado para conservar as garrafas. Vou colocar abaixo algumas fotos para armazenar bebidas, e também 
confortavéis espaços para bebericar e receber amigos. Como você não enviou maiores detalhes do projeto original da residência, lembro que os pequenos espaços podem ser aproveitados, até mesmo os subterrâneos (porões). Boa sorte - "

A iluminação é um detalhe delicado dentro de uma adega, influencia diretamente na conservação dos vinhos. Deixá-la sempre apagada é o certo. Acender as luzes, apenas quando necessário, e de preferência que não reflitam diretamente nas garrafas. A iluminação amarela é própria para descansar os olhos e a cabeça para aproveitar momentos agradáveis com os amigos.

O vinho precisa de um ambiente climatizado para ser estocado, podem ser criados armários, desenhados para a adega, que permitem que aparelhos, como o frigobar, possam ser guardados.

Um detalhe na decoração da adega é colocar grande variedade de taças e copos no ambiente. Pois, existe um copo apropriado para cada tipo de vinho, o que deixa a bebida muito mais gostosa.

Essa adega tem pintura afresco como um detalhe na parede, bastante usada na antiguidade para decorar interiores de igrejas, simbolizando o tempo de Baco cercado de várias ninfas com guirlandas de folhas de uva.

Reprodução de caixas de vinho empilhadas na parede, feita com a técnica Trompl´oeil, que quer dizer 'engana os olhos' é uma boa idéia.


Pode usar também cores envelhecidas para combinar com o local. Para charme a adega e não use apenas os assuntos de vinhos em si, mas também os que estão ligados ao tema.


As cores que prevalecem na decoração de uma adega sempre tendem para os tons mais terrosos, as cores quentes, como laranja e vermelha.

Tente se aproximar mais da verdadeira cave, dando um ar rústico e real. Pode usar cores mais leves, também vale a pena para deixar o local claro, apenas no tom do madeiramento.
Pesquisa feita na internet.