Saturday, February 21, 2009

BRASIL VERSUS PORTUGAL E NASCE MAIS UM MUSEU

"Deus quer. O homem sonha. A obra nasce..."

Na arquitetura, diferentemente da moda e da música, continuamos colônia de Portugal! Será? Os arquitetos brasileiros tiveram suas razões na época (1998/1999), afinal não houve concurso, e os administradores do museu, dizem as línguas afiadas, declararam que não havia arquiteto brasileiro capacitado para a realização do projeto. Será?


Museu Iberê Camargo - O número é 2.000, Avenida Padre Cacique, início da Zona Sul, Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil. Tem como principal marca arquitetônica as curvas sinuosas, as arestas afiadas e as rampas internas e externas que remetem ao Guggenheim Museum, de Nova York.


O prédio é todo em cimento branco, um marco na capital gaúcha. Quer no Brasil, ou em qualquer parte do mundo. Todos ficam contentes quando um arquiteto local consegue projetar no exterior. Temos que ficar igualmente felizes quando um arquiteto de renome têm oportunidade de o fazer em nossa casa. Quer seja o Siza no Brasil, seja Gehry em Lisboa, Niemeyer em vários pontos da Europa e Kogan na Espanha.


O edifício, concebido para abrigar o legado do pintor gaúcho Iberê Camargo , falecido em 1994, aos 79 anos. e exposições temporárias de arte moderna e contemporânea, segue padrões internacionais de iluminação, controle de temperatura, abastecimento de água, tratamento de esgoto e prevenção de incêndios - algo raro em museus brasileiros.


Terreno doado pelo govêrno do estado às margens do rio Guaíba, ao sul do centro da cidade. Tratava-se de uma escarpa de pouco mais de 8 mil metros quadrados, repleta de vegetação e com apenas um quarto de área plana, junto à cota da av. Padre Cacique. O lugar era uma antiga pedreira e, em parte, um aterro sobre o rio. Sem alarde, a escolha do profissional durou quase um ano. E o escolhido foi o Álvaro Siza, arquiteto português. filho de brasileiro que emigrou em busca de novas oportunidades na Europa.

Volumes baixos, áreas para o café e vazio do ateliê, parcialmente em balanço, abre-se também para a área verde
(bloco maior, áreas para as exposições)
Formado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1955, Álvaro Siza colaborou com Fernando Távora até 1958. Entre 1966 e 1969 lecionou na instituição em que se graduou e desde 1976 é professor adjunto de construção na Faculdade de Arquitetura do Porto.

(lateral, espaço para as atividades de carga e descarga)
Lançando mão de inovações técnicas, o museu soma a impecável execução ao uso nobre: abriga uma coleção de obras-primas do artista plástico Iberê Camargo.
( Parte interna térrea do museu)
É a relação entre a pintura e o espaço que a abriga, que pode trazer um entendimento ainda maior sobre a obra do artista.

Friday, February 20, 2009

VOCÊ CONHECE ESSA LAVADORA DE FRUTAS E LEGUMES?!!

Você conhece essa lavadora de frutas e legumes, lohacle da retaglo? Eu vi navegando aqui na net, em um site. Caso sua resposta seja positiva me envie um e-mail ou me telefone. Tem algum tempo que quero comprar uma dessas não só para uma cliente, como para mim também.

Thursday, February 19, 2009

EFEITOS ESPECIAIS COM BLOCOS DE VIDRO

Os blocos de vidro são utilizados pelos arquitetos e designers para uma boa luminosidade, harmonia e leveza, torna qualquer ambiente, seja residencial ou comercial, aconchegante. Existe aqui no Brasil os mais variados modelos e cores, atendendo aos padrões internacionais de qualidade.



A arquitetura também procura diminuir os custos com a iluminação, por serem translúcidos, os blocos de vidro mantêm a claridade natural dos ambientes, como na entrada dessa edificação.


Sala de estar com blocos de vidro substituindo com eficiência uma parede de tijolos comuns, separando e dando privacidade aos ambientes.



Cozinha americana com parede do balcão em blocos de vidro, dando um charme e sofisticação especial ao ambiente.


Banheiro com a parede divisória do box em blocos de vidro azul.


Nesta fachada a tecnologia aliada à criatividade, brotou uma obra de arte (Designers Alessandro e Francesco Mendini).


Um interior rico em detalhes (designers: Alessandro e Francesco Mendini)


Um mundo colorido e maravilhoso, esse detalhe do desenho dos designers italianos: Alessandro e Francesco Mendini. Se gostaram, entrem em contato com os autores e façam suas encomendas: sevesglassblock.milano@seves.it .


Assentamento e Rejunte dos Blocos de Vidro
Usados frequentemente na nossa arquitetura em paredes, interna e externa, já que o Brasil tem clima tropical, sol quase que o ano inteiro, principalmente na região nordeste, os blocos de vidro
tem dilatação e absorção muito baixas, deixam passar a iluminação, apenas pedi a utilização de uma argamassa especial com elevada aderência.
Recomendações: Os blocos de vidros tem que estar limpos, secos e isentos de poeiras; Junta mínima de 10mm entre as peças; Utilizar espaçadores entre os blocos para uma largura uniforme; Em alguns casos utilizar de barras de aço de 5mm de diâmetro para ancoragem dos blocos; Em painéis acima de 6m de altura usar juntas de sustentação; Em planos horizontais, tem que ter uma inclinação maior ou igual a 1%, para escoamento da água; Prazo mínimo de cura são 7 dias; Proteger da chuva quando forem aplicados em áreas externas por 24 hs; Para limpar não usar ácidos; Ferramentas adequadas; Utilização de EPI´s e não aplicar os blocos sob chuva.

Assentamento e Rejunte: Base plana, limpa, firme e seca; Preparar a argamassa seguindo as indicações do fabricante; Remover os excessos da argamassa, após 20 minutos passar esponja limpa, deixando um pequeno espaço para o rejunte; Aplicar rejuntamento apropriado para fachadas. Se usar cores, deixar as juntas bem mais profundas e após 72hs as preencher com rejunte no tom desejado.

Observação: Sempre siga as recomendações do arquiteto responsável pela projeto/obra.