Sunday, May 31, 2009

CUBISMO / EXPRESSIONISMO - LYONEL FEININGER

Charles Adrian Lyonel Feininger (1871 - 1956) foi um pintor alemão e cartoonista, que só aos 36 anos começou a pintar, anteriormente trabalhava como caricaturista e cartoonista para jornais e revistas francês, alemães e americanos. Ele realizou seu trabalho com um forte auto-exame e desenvolvimento, com base nos seus desenhos, que rapidamente "criou" um impressionante estilo de pintura. Engajou-se no movimento Bauhaus ao conhecer Walter Gropius, onde veio a ser professor. Nas suas pinturas, os objetos são captados com excessiva concepção. O estilo de Feininger influenciou muitos artistas contemporâneos e justificou a sua importância e do seu sucesso.
A aldeia e a igreja de Gelmeroda foi o tema de uma vida inteira, na procura de significados escondidos, à espera da expressão formal. A estrutura geométrica das formas arquitetônicas é essencialmente cubista, combinando diversas vistas da igreja, ao passo que o ambiente remete para os paisagistas românticos do século XIX.

(Wanderers by the Sea II, 1949 - Oil on canvash: 39.4 x w: 53.3 cm / h: 15.5 x w: 21 in)
(Lighthouse I, 1947 - Watercolor, 9 1/2 x 10 3/4, in Hyde Collection Art Museum, Glens Falls, New York)

(Manhattan I, 1940 - Oil on canvas, 39 5/8 x 31 7/8" (100.5 x 80.9 cm) - Museum Modern Art, New York)

(Cloud, 1936 - Oil on canvas)


(Gelmeroda XIII, 1936 - Oil on canvas)


(Market Church in Halle, 1930 - Oil on canvas, 102 x 80.4 cm - Pinakothek der Moderne - Staatsgalerie Moderner Kunst, Munich)



(Street in Arceuil, 1915 - Watercolor, ink, and charcoal on paper, 11 1/4 x 9 3/8" (28.5 x 24 cm) - The Museum of Modern Art, New York City)


(Gross-Kromsdorf I, 1915 - Oil on canvas, 39 x 31 1/2 in. (99.1 x 80.0 cm) - Minneapolis Institute of Arts, Minnesota)

(Woman's Head with Green Eyes, 1915 - Oil on canvas, 28 x 24 1/2 in. (71.1 x 62.2 cm) - Saint Louis Art Museum, Missouri)


(Gelmeroda III, 1913 - Oil on canvas, 100.50 x 80.00 cm - National Galleries of Scotland, Edinburgh)

CASA GROPIUS - ARQUITETO WALTER GROPIUS

A Casa Gropius fica a 20-minute de Boston (EUA), projeto do arquiteto alemão Walter Gropius é um exemplo para a arquitetura modernista. Linhas retas, minimalista e modular, com brises e clarabóia para deixar entrar luz e cor.








Principais projetos do arquiteto Walter Gropius:
. Fábrica Fagus, Gropius em parceria com o arquiteto Adolf Meyer;
. Impington Village College, projeto de Walter Gropius em parceria com o arquiteto Maxwell Fry; . Fábrica Fagus, em Alfeld an der Leine, Alemanha;
. Bauhaus - Dessau, sede da Staatliche Bauhaus em Dessau, Alemanha;
. Impington Village College, Cambridgeshire, Inglaterra;
. Pavilhão da Pensilvânia para a Exposição Universal de Nova Iorque (EUA).

DESIGNER BY WALTER GROPIUS

Apreciem abaixo as peças concebidas pelo arquiteto e designer alemão Walter Gropius (1883 — 1969), considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard, depois que emigrou do seu país natal para os EUA, onde desenvolveu a maior parte de sua obra.












LIVRO: DO MATERIAL À ARQUITETURA

Livro: Do Material à Arquitetura
Autor: László Moholy-Nagy (professor na Bauhaus).

Vou comprar esta obra essa semana, foi considerado «a gramática do design moderno», por Walter Gropius, representa uma das principais obras do século XX, a qual pressupõe uma união entre Arte, Ciência e Tecnologia.

forum.openlaszlo.org/

BAUHAUS FEZ EM MARÇO 90 ANOS

Os 90 anos da Bauhaus foi e continua a ser lembrado em todo mundo. Weimar, Dessau e Berlim, as cidades alemãs que sediaram a escola, farão uma exposição conjunta de 22 de julho a 4 de outubro de 2009, Bauhaus 1919-1933: Workshops for Modernity. Serão exibidos protótipos, documentos históricos e correspondência de mais de 500 membros da Bauhaus, entre professores e estudantes. O MoMA de Nova York receberá a exposição a partir de 8 de novembro de 2009. É o maior acervo de Bauhaus a aterrissar nos EUA desde 1938. Quanto ao Illinois Institute of Technology de Chicago - projeto de Mies van der Rohe -, terá programação especial sobre a herança da Bauhaus na arquitetura norte-americana. Começa em maio e segue até setembro.

Diagrama publicado por Walter Gropius nos estatutos da Bauhaus - ilustrava o sistema pedagógico.


Em março de 1919 foi inaugurada a escola Bauhaus em Weimar, leste da Alemanha, pelo arquiteto Walter Gropius. Dali nasceu o movimento Bauhaus – que significa "casa de construção" –, Gropius criou uma instituição de ensino com idéias vanguardistas, numa época que o mundo enfrentava séria crise econômica. Engenheiros e arquitetos buscavam uma maneira simples de produzir em série objetos de consumo baratos. No primeiro manifesto da Bauhaus, publicado na sua fundação, ele declarou que a arquitetura é a meta de toda atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas.
"Não há diferença entre o artesão e o artista,
mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica".


Na escola Bauhus o aprendizado era dividido em três fases, entre professores e alunos, havia liberdade de criação, desde que obedecendo a convicções filosóficas comuns. O currículo da Bauhaus:
. O fundamento da própria Bauhaus. Inspirava-se nas idéias de Alfred Hozel, da Academia de Stuttgart. Ele havia elaborado um método de ensino para libertar os estudantes de preconceitos em relação ao "belo" e à "estética" adquiridos nas escolas primárias e nos ginásios. Era a preparação intelectual para a próxima fase.
. Desenvolvimento de problemas mais complexos e mais diversificados, como projetos industriais, pintura, escultura, arte publicitária, teatro, arte cênica e dança. Concluída esta fase, o aluno recebia o diploma da Bauhaus e podia começar o curso de arquitetura propriamente dito.

Em 1925, o governo cortou os subsídios à escola, obrigando sua transferência para outra cidade, Dessau, também no leste alemão. Lá se construi uma universidade seguindo os planos de Walter Gropius, que foi fechada pelos nazistas em 1932.
A difusão do movimento se deu através de exposições na Alemanha e no exterior, além de publicações.Quando a perseguição nazista se acirrou, seus principais expoentes emigraram para a Inglaterra e os Estados Unidos. Hoje, a Bauhaus de Weimar é uma escola superior, enquanto a de Dessau abriga a Fundação Bauhaus.


EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DA ARTISTA PLÁSTICA LEDNA BARBEITOS

Tema: "Folhas que não guardei"; Local: Espaço Cultural da BarroquinhaPraça Castro Alves; Abertura: 15/06/2009 às 18h Visitação: 16/06 a 30/06/2009 (segunda a sexta das 14 às 17hs).
Através de cinco instalações utilizando como material nos processos criativos folhas de fumo (nicotiana tabacum), fumo em corda e rapé, Ledna Barbeitos compõe obras que têm como argumento visual a passagem do tempo e a transmissão de elementos de um estado para outro, fazendo abrigar o tempo breve desses materiais, com a perenidade da história do recôncavo baiano. Na obra de Ledna Barbeitos o signos e símbolos contidos na matéria são um campo temático do espelho do eu, da coletividade e da realidade que cerca o sujeito, transitando entre o sonho e a razão, buscando na natureza o alimento necessário para o seu processo criativo.

Saturday, May 30, 2009

OBJETO DE DESEJO PARA SEU CONFORTO NA BANHEIRA

Encontrei esses dois objetos de desejo (organizador) para quem quer conforto e relaxamento total na hora do banho de banheira. Não sei onde vende, mas, são facéis de serem executados por um bom profissional, um artesão ou um marcineiro.


Fonte: Pesquisa na internet

MUSEU DO LOUVRE ABU DHABI - JEAN NOUVEL

O projeto de criar uma espécie de filial do Louvre em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, gerou grande polêmica na França recentemente. O Museu Louvre Abu Dhabi, ínicio da obra previsto para o final deste ano e a conclusão em 2012/2013. Projeto do arquiteto françês Jean Nouvel, prêmio Pritzker, o ‘Nobel’ da arquitetura. Nouvel que com 62 anos tem uma carreira de fazer inveja a qualquer profissional da área pela vasta abrangência de temas e locais, ele é hoje talvez um dos maiores ‘Starquitetos’ atuantes.

O trânsito de obras de arte pelo mundo está gerando novos moldes institucionais de intercâmbio, esse museu deverá organizar exposições temporárias com empréstimos da "matriz" em Paris e de diversos outros museus franceses, entre os quais o Centro Georges Pompidou – um projeto programado para durar 20 anos.

Os defensores se entusiasmam com uma nova era da cooperação cultural e consideram o projeto uma iniciativa pioneira na globalização dos acervos de arte.

Os críticos reclamam da "liquidação" da cultura francesa, da comercialização dos museus e da destruição de uma rede estável de empréstimos recíprocos entre as instituições. Afinal, as 200 ou 300 obras a serem expostas em Abu Dhabi num sistema de rotação não poderão mais ser emprestadas por outros museus durante o período em questão.

O crescente interesse pela mobilidade das obras de arte ainda deverá gerar muitos conflitos semelhantes, levando a se pensar no forte vínculo cultural e afetivo com patrimônios artísticos.

DECORE SUA CASA COM OS MATERIAIS DOS CINCO ELEMENTOS BÁSICOS

Vamos continuar falando sobre feng shui, posicionamento do ba-guá, agora vou falar sobre os materiais relacionados aos cinco elementos:
Madeira - Utilização de lambris e painéis nas paredes, mobiliário em madeira aparente, fibras naturais como rattan, junco e cana da índia, assoalho em tábua corrida ou tacos e utilização de plantas que crescem verticalmente para cima, simulando o desenvolvendo de uma árvore.
Pequena horta horizontal na parede em painel de madeira
Vasos suspensos em madeira


Fechamento do mini bar em tábua corrida

Piso em lambri de madeira no banheiro



Gradil em lambri de madeira e piso em taboado



Fogo - Representado pelo uso das cores provenientes do vermelho em tons mais escuros como o vinho e o pink, e também pelo laranja, pelas formas angulares e recortadas, pelas cortinas com bandôs retorcidos em cores quentes e pelos tapetes e acessórios vermelhos.
Acessórios vermelhos

Formas angulares e recortadas


Tapetes e alguns acessórios vermelhos.



Cortinas em cores quentes

Tons mais escuros como o vinho e o laranja


Terra - Simbolizada pelos tons terrosos do marrom até o bege, o revestimento de piso deve ser em lajotas de cerâmica mais natural ou rústica, ou em pedras como a ardósia, por exemplo. Vasos em terracota, paredes ou pisos em tijolos aparentes ou pedras e plantas que crescem para os lados, alastrando-se em uma simulação da própria terra, do chão.

Vasos em terracota com plantas que crescem para os lados, alastrando-se em uma simulação da própria terra, basta colocar no chão.


O revestimento das paredes em tijolos aparentes

Metal - Representado pelo branco, cinza, prata e ouro; pelos pisos em granito polido; móveis em aço escovado, alumínio ou cromados; estofamentos brancos e tapetes e almofadas redondos.

Móveis e estofados brancos



Cadeiras Thonet repaginada em ouro e prata.




Piso em granito polido, base da mesa em aço escovado



Água - Identificada na cor azul-marinho ou no preto; na presença física da água, como vistas para o mar ou lago, piscina, fontes, aquários, cascatas, etc; nas arcadas ou janelas em arcos e nos móveis e paredes em vidro.

Fonte azul.

Piscina revestida num mix com pastilhas azul marinho.

Fonte: Fotos pesquisa na internet e texto http://www.casaecia.arq.br/